sexta-feira, 6 de abril de 2012

Celebração da Ceia da Páscoa e Lava-pés


   A Área Pastoral de Dom Expedito Lopes  celebrou no finalzinho da tarde de quinta-feira, 05 de abril, a Celebração da Ceia Pascal e do Lava-pés, que tem como base a ceia judaica. A última ceia de Jesus com os discípulos foi um seder, refeição solene organizada segundo um ritual secular. Enquanto a pessah judaica comemora a libertação do povo da escravidão no Egito, a Páscoa cristã celebra a libertação de Cristo da morte, sua ressurreição. Jesus instituiu a eucarístia para ser nosso alimento.



A celebração foi presidida pelo Pe. João Pereira, as leituras nos faziam lembrar a Páscoa judaica, durante a qual se come o cordeiro, o pão ázimo, pois não houve tempo para fermentar e as ervas amargas, que simbolizam a amargura da escravidão e o sofrimento no Egito, a última ceia de Jesus, segundo relato de Paulo, o Lava-pés que é simbolo de doação e serviço. Na ocasião o padre João Pereira lavou os pés de 12 homens que fazem parte do Terço dos Homens rezado aos domingos.






A Eucarístia foi entregue de maneira diferente,  Corpo e Sangue de Cristo, da qual os fiéis não tocavam na Óstia, a mesma foi colocada na boca de cada um pelas mãos do Pe. João Pereira.
   Ao termino da celebração da Ceia e Lava-pés o Corpo de Cristo foi levado ao Centro Paroquial, onde hávia um ambiente preparado para que os fiéis pudessem adorar ao Santissímo Sacramento durante toda noite, finalizando a meia noite, a Adoração foi dividida em etapas, por catequeses, grupos pastorais e o povo de Deus.














Hoje sexta-feira ás 14:00h haverá Via Sacra na capela de São João Batista no Bairro Codó em direção a Igreja Matriz de Dom Expedito Lopes, ás 15:00h Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrada pelo Padre João Pereira, animadores: comunidade do Bairro Codó e equipe de liturgia da matriz. 
     Noite de Silêncio pela morte de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário