segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Área Pastoral de Dom Expedito Lopes realiza repasse da Campanha da Fraternidade 2013


    A Campanha da Fraternidade 2013 traz como tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, enviai-me!” (Cf.Eclo, 38,8) e motivada por este sentimento de Missão, a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Dom Expedito Lopes, recebeu representantes de Comunidades, professores da rede Estadual e Municipal, Catequistas, Representantes do Poder Público no repasse da CF 2013 realizado domingo dia 17 de fevereiro com início ás 8 da manhã com termino ás 3 horas e o encerramento com a Santa Missa ás 16 horas.
     O repasse foi coordenador por Maria das Graças e Maria das Neves que são responsáveis pelo mesmo todos os anos, e contou também com a participação da jovem Aline Alves representante da Pastoral da Juventude, onde estiveram apresentando o conteúdo em suas dimensões: Ver, Julgar e o Agir.

Maria das Graças
                   
Maria das Neves
Aline alves
                 

 Foi um encontro de descontração e troca de experiência e informações entre todos que estavam lá, o tema como é bastante convidativo ao dialogo, já que fala sobre Juventude uma categoria que acaba envolvendo todos os segmentos da sociedade, teve seu desenrolar bastante participativo, na ocasião também aconteceu trabalhos em grupo, onde os participantes elaboraram propostas para ser adotadas tanto por a Igreja, Poder Público, escolas em prol de uma juventude sadia para os nossos jovens. Esteve também presente no Repasse o Padre Sebastião Santos que na oportunidade nos falou da importância de estarmos preparados para a Pré-Missão e Missão que antecedem a Jornada Mundial da Juventude.

                    
“A Campanha da Fraternidade de 2013, que retorna o tema Juventude, se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades; entendê-las e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas; fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios”. (TB-CF 2013).
  A CF é sempre um momento da igreja que dialoga, da igreja que olha sua realidade vê suas urgências. Já algum tempo a igreja vem olhando a realidade da juventude, sobre tudo a partir de uma realidade onde a vida do jovem a cada dia ta sendo tirada, onde o jovem a cada dia ta sendo menos valorizado, a CF juntamente com JMJ vem ser essa palavra profética da parte da Igreja, que se preocupa com todos os seus filhos e ao mesmo tempo ajudar o jovem a definir melhor o seu projeto de vida dentro de um mundo que perdeu seus referenciais. A campanha da Fraternidade será lançada no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, em todo o Brasil. E após 21 anos que a CF abordou o tema central a juventude, em 1992 a CF de 2013 retoma o tema Juventude novamente, na sua 50ª edição, com a mesma temática: “JUVENTUDE” e tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.



Com informações Aline Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário